terça-feira, 7 de outubro de 2008

Atrás de um grande homem há sempre...um ótimo coadjuvante

O protagonista é sempre o carro chefe de um filme, ou de uma série, sobre ele está grande responsabilidade pelo sucesso do filme, ou do fracasso. Porém outro tipo de personagem, tão importante quanto para mim são os coadjuvantes.

Há atores que por mais que tenham um ou outro protagonista em seus currículos, fizeram seu sucesso praticamente sendo apenas coadjuvantes, como Morgan Freeman. O último trabalho dele, representando novamente Lucius Fox no Cavaleiro das trevas, estava ótimo, sempre o jeito q ele leva para seus personagens, de calmo porém sempre crível, e seu sorriso mexendo todos os quase músculos da face.

Outro é Tomy Lee Jones, o eterno xerife. Não sei quando ele começou a fazer policiais, xerifes, agentes secretos, ou caçadores de extraterrestres, porém isso marcou ele, e desde filmes como Onde os fracos não tem vez, vencedor do oscar de melhor filme, ou uma comédia que ele tem que proteger líderes de torcida, divertidinho mas..., sempre o memso tipo de personagem. Pelo menos faz bem.

Numa série como Friends, com um elenco perfeito, nascido para aqueles papéis, tanto que não emplacaram mais anda depois praticamente, os coadjuvantes ficam renegados ao segundo plano, se bem que é essa a função deles, mas um dos meus favoritos é Frank Jr., irmão da Phoebe. Consegue ser mais louco que ela, com um jeitão perdido, olhos nunca focados, sempre parecendo que fumou todas e mais um pouco. Falha minha não saber o nome do ator, porém ele faz um trabalho impecável, na minha opinião claro, e faz os episódios em que ele aparece serem muito melhores.

Uma série que também venho acompanhado, na qual percebi algo interessante é House. Sempre há atores convidados para serem pacientes e pais, familiares ou o que seja. Muitas vezes não há muito espaço para eles, mas quando há os atores negros estão dando banho. Os dois que achei melhor foram um que fez um trompetista, (Nome do cara aki), e um que representou um candidato a presidência dos Estados Unidos, (Nome do cara aki), seria uma profecia sobre o Obama?, e ambos fizeram personagens que trouxeram algo a mais para a série, tanto que Hugh Laurie fica meio apagado nesses episódios, se comprados aos outros claro que ele está sempre a frente de todos.

Isso mostra pra mim duas coisas, um é que mesmo o protagonista sendo o carro chefe, para uma obra dar certo precisa de toda uma equipe, e a segunda é que monólogos devem ser muito chatos.

Um comentário:

Renascimento Cultural disse...

É cara ! Protagonistas .. estão quase melhores q proprios atores principais ..

casos como Saw Witiwiki .. hahaa "Transformes" ou no proprio Batman .. o Coringa ! hahaa .

mais "Tommy Lee Jones" tomar o Lugar de Javier Barden no "Onde os Fracos não tem vez" é coverdia .. nem tem como tomar o lugar dele .. ele tava ótimo nesse filme .. hahaha